terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Eneagrama



O eneagrama é uma ferramenta de auto conhecimento.

Ele nos permite perceber as nossa verdadeiras motivações, qualidades e defeitos e nos dá ferramentas necessárias para o auto aprimoramento e desenvolvimento .
O eneagrama surgiu pela primenria vez no Ocidente no comecinho do século 20, na obra do mistico armênio George Ivanovich Gurdjieff, que afirmava ter aprendido essa doutrina com a Fraternidade de Sarmoung, uma suposta ordem mística da Ásia Central.
Sob o ponto de vista geral, deve-se compreender que o eneagrama é um simbolo universal. Todos os conhecimentos podem ser inclusos no eneagrama e com sua ajuda podem ser interpretados.
Outros grandes estudiosos do Eneagrama : Oscar Ichazo, Claudio Naranjo, A.H Almaas, etc...

O eneagrama nos ensina que só é possivel evoluir através da lapidação, do conhecimento não apenas intelectual, mas da prática, do sentir, da percepção de si no mundo.

"A Essência não é uma experiência determinada nem um estado estático, mas pode surgir em nossa consciência sob a guisa de diferentes qualidades, como a compaixão, a paz, a clareza, a aceitação, a impecabilidade, a vastidão e a inteligência, etc... "

O eneagrama nos põe em contatdo com essas verdades essenciais.
Com essa Verdadeira Natureza que muitas vêzes fica imersa naquilo que vamos vivendo durante a nossa vida.

Esse estudo nos permite trazer a tona essas verdades, e perceber o nosso piloto automático e mais importate "desligá-lo" tomando posse de si.

O Eneagrama pode ser estudado de várias maneiras, em grupo, em terapia, através de leituras, no caso do nosso espaço realizamos grupos de estudo e atendimentos individuais.

Simone (Ajasta)

Nenhum comentário:

Postar um comentário