sábado, 27 de março de 2010

Paciência


Quanto mais eu vivo mais eu percebo a importancia de sermos pacientes.
No dia a dia me vejo tentando, mas como é difícil.
Vivemos numa sociedade de valores invertidos, onde a calma e a paciência se tornaram motivo de critica.
As pessoas estão sempre em busca da excelência, das respostas rápidas, sem se dar conta que isso nada mai é que lavagem cerebral.
As empresas exigem metas impossiveis de serem alcançadas, colocam seus vendedores nas ruasem busca de clientes e mais clientes, esses por sua vez quer que tudo saia de forma perfeita, não pode haver erros porque isso significa perda de tempo ( e tempo é dinheiro), cobranças de todos os lados.
Performance, marketing, etc... Não há tempo para o bate papo informal, para o comentário de algunm assunto interessante, não há tempo para pensar, filosofar.... Cada dia que passa os celulares criam mais formas de economizar tempo, de tornar a comunicação mais rápida, porque não temos tempo...
Em contr partida as pessoas estão perdendo a capacidade de se comunicar, isso porque elas não tem paciência para ouvir, não tem tempo.
Somos parte de uma sociedade cada vez mais fria e sem compaixão.
Acreditamos que temos sonhos, mas cada dia que passa esses sonhos se confundem com os sonhos da sociedade consumista e sem perspectiva de humanização.
Temos o melhor na tecnologia, mas isso nos dá melhor qualidade de vida ?
O que foi feito do velho e bom bate papo na mesa do café da manhã ? Do passeio no parque com as crianças ? Será que não sobra nem um tempinho para um cafezinho num fim de tarde ?
Quanto tempo faz que a gente nõ consegue respirar e sentir o ar preenchendo os pulmões num dia de sol ?
O Ócio faz parte da vida, precisamos dele para criar, para sairmos dos protocolos, das metas.
Ter paciência para nos escutar e ao outro deveria hoje ser nossa grande meta, será que algum dia vamos resgatar isso?
Tenho esperança, como uma pessoa otimista que sou, acredito que é possivel, porém é necessário esforço, muito esforço para não nos perdermos aos apelos consumistas, ao delivery, a pressa... Porque na verdade temos pressa ?
Tudo acaba sempre num mesmo lugar, vivemos tentando anestesiar as nossas dores, fugindo da realidade, precisamos parar de ter medo de sentir. Uma sociedade que sente é uma sociedade leve, com mais respeito pelo outro, não precisa buzinar no congestionamento, nem ultrapassar de forma irresponsável, não precisa brigar na fila do banco, não precisa aceitar provocações, nem responder a altura a nada.
Precisamos de Paciência para sermos mais leves. Falta essa leveza no semblante das pessoas que olho na rua hoje.
Somos uma sociedade carrancuda, sem sorrisos frouxos, sem alegria verdadeira, é a geração de plástico, a geração virtual, a geração que tem todas as formas de comunicação mas não consegue se comunicar porque não tem tempo.
Paciência...

Nenhum comentário:

Postar um comentário