sexta-feira, 8 de abril de 2011

As várias interpretações do Cisne Negro .

O que somos nós ?
Como nos colocamos diante das nossas memorias, dos nossos medos e desejos ?
Dos nossos traumas ?
Da nossa sombra ? Qual é o cuidado para integramos a parte escura de nós?
Todos nós possuimos esta parte que não queremos ver, mas que insiste em nos emboscar nos momentos mais inesperados.
Precisamos da sombra, mas precisamos estar saudáveis ou assistidos, amparadopara integrá-la.
O Filme:
Nina,uma bailarina perfecconista, rigida, e mantida num cárcere emocional por sua mãe, que insiste em projetar nela as suas frustrações de juventude. Afinal, acredita ela que abriu mão de sua carreira para ter sua filha, dessa forma insiste em obrigá-la inconscientemente num entrelaçamento psiquico a viver a vida que ela queria viver.

Nina é consciente do amor que sente pela dança, mas principalmente pela perfeição.
Com isso ela paga a dívida inconsciente que tem com sua mãe de ter nascido e atrapalhado seus planos de bailarina.
Ao ser escolhida para interpretar os dois cisnes, ele se vê diante do desafio de integrar o lado negro de sua personalidade. Coisa dificil, pois sua mãe fez questão de manter sua filha regredida, a uma condição infantil, assim poderia ter controle da vida dela e assim viver através dela o que não viveu.
Durante o processo Nina começa a perceber o que ela vivia durante anos, e começa a a querer libertar-se... ao entrar em contato com a outra bailarina ( exatamente ao contrário dela(representação do cisne negro) ela começa a criar a fantasia de integração das duas personalidades através de um ato sexual vivido somente em sua cabeça (alucinação).
Muitas alucinações acontecem durante o filme,o que mostra o total desequilibrio da personagem, agravado pela postura doentia da mãe, abusadora, castradora, que não percebe o seu egoismo patológico e sufocante.
No ápice dos acontecimentos ela está no palco,dança o cisne branco com perfeição, mas insegura por sua alucinações começa uma batalha interna de integração da sombra(cisne negro), uma mulher forte, sedutora, apaixonante e fria.
Nina encontra a sua loucura através da integração de sua sombra, e não percebe a mutilação que se causa para conseguir através da dor chegar ao êxtase. A morte é a sublimação, o alcance da perfeição quando personagem e vida real se misturam, e seu último olhar ainda é para sua mãe...um misto de pagamento e libertação.

Simone Ap.Stahlschmidt (Ajasta Kam Sin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário